quinta-feira, 1 de março de 2012

Comentário do evangelho de Domingo dia 04 de Março - Transfiguração

A Transfiguração:

    Jesus terminando sua missão na Galileia começou a sua caminhada para Jerusalém que é o ponto central do evangelho de S. Marcos . É o lugar onde Jesus é reconhecido na cruz, “este é verdadeiramente o filho de Deus”. (Mc15,39) S. Paulo disse que ele foi obediente até a morte, e morte na cruz. (Fl2,8)
Caminhando para lá, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João para uma montanha alta e transfigurou diante deles. Até agora há muito discussão entre os estudiosos sobre a montanha, Tabor ou Hermon sem chegar a uma conclusão. Ninguém sabe com certeza o que aconteceu. A roupa de Jesus teve um brilho ofuscante. Isto nos lembra de São Paulo relatando sua visão no caminho a Damasco. Ele viu uma luz ofuscante e ouviu uma voz.(At.9,3) Pela expressão em grego muitos interpretam como a manifestação da glória de Deus na pessoa de Jesus.. E este caso poderia ser o mesmo.
     Aí apareceram Moisés e Elias conversando com Jesus. As duas personagens eram consideradas os mais importantes na história de Israel. Elias era tido como o maior profeta e Moisés o fundador da nação. Moisés deu a lei que formou e moldou o povo no deserto. O que eles estavam conversando ninguém sabe. Mas podemos supor que os dois estavam apoiando Jesus na sua decisão de ir a Jerusalém, e confirmando Jesus como a realização dos profetas e a lei.
    E logo em seguida uma nuvem os envolveu. Os judeus pensavam que Deus frequentemente se manifestava numa nuvem. Foi na nuvem que Moisés encontrou com Deus. Foi na nuvem que Deus chegou no Tabernáculo. O Filho do Homem do Livro de Daniel voltará numa nuvem. E os Judeus acreditavam que quando o Messias vier Deus voltará ao templo numa nuvem. E surpreendentemente eles não entenderam o sinal e nem a voz que saiu da nuvem confirmando quem era Jesus. O próprio Deus deu a sua aprovação, “este é o meu filho amado. Escutai o”. (Mc.9,7) 
E descendo a montanha Jesus pediu silêncio a respeito da visão e começou a falar sobre a sua morte e ressurreição. E eles não entenderam ou não queriam entender, e parece que nunca entenderiam as palavras de Jesus. A leitura dos acontecimentos era uma clara indicação que não estavam em sintonia com Jesus e eram cegos. Percebemos que há uma cegueira e falta de abertura para o diferente. O homem só entende as coisas a partir de suas próprias experiências, expetativas e preconceitos. Sua esperança era que o Messias ia chegar com poder e glória para impor o seu reino e restaurar o poder político de Israel. Que choque de ideias!!! A proposta de Jesus era o oposto.
    O caminho de glória envolve a cruz. É na cruz que Deus revelou o seu amor e misericórdia para todos, especialmente os excluídos e injustiçados. E hoje a cruz deveria ser sinal de protesto contra a injustiça, marginalização e tudo que fere a vida do homem. O discípulo de Jesus é aquele que pega sua cruz e o segue. (Mt.16,24)


Frei Donald Chin - Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário