segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Cometário do evangelho do dia 19 de fevereiro.



A Cura do paralitico : Domingo dia 19
No Evangelho de S. Marcos, o evangelista já declara na primeira frase que Jesus era o filho de Deus, mas mesmo assim as personagens envolvidas não o reconheceram, a não ser os de fora, os excluídos, pecadores e marginalizados.
Jesus é o rabi que ensina, prega, cura e manifesta a chegada do reino de Deus. No evangelho de hoje Jesus já tinha percorrido todas as cidades de Galileia, fazendo a sua missão nas sinagogas. Hoje retornando para sua cidade Jesus fez sua reunião numa casa. É bem provável que Jesus já sentiu a hostilidade e rejeição das autoridades religiosas e partiu para um outro jeito.
Ai quatro homens de fora trouxeram um paralitico e devido a impossibilidade de passar pela multidão que estava na frente, desceram o enfermo pelo teto da casa. Quando Jesus viu a fé deles, disse ao paralitico “ filho, os teus pecados estão perdoados”.
Os rabis de antigamente diziam “Não há enfermo curado antes de ter seus pecados perdoados”. Os judeus associavam sofrimento e enfermidade com pecado e diziam que o perdão dos pecados era uma das condições de cura. Como já falamos, dentro do sistema de impuro-puro o enfermo era considerado indigno para participar ativamente na comunidade, e conforme o caso era excluído, como o leproso, o cego e o paralitico. O caso da sorte de Jó exemplifica a crença. O sofrimento de Jó foi atribuído ao pecado dele.
O gesto de Jesus escandalizou os doutores da lei, pois só Deus pode perdoar os pecados. Marcos mais uma vez está nos mostrando quem é este Jesus. Ele tem os mesmos poderes de Deus!!! E para os judeus quem se faz Deus blasfema e incorre a pena de morte. Diante da murmuração desta gente Jesus ordenou o paralítico levantar-se e ir para casa. Curar doença e perdoar os pecados são sinônimos para Jesus. E com isso a morte de Jesus já está decretada.
E mais uma vez nós vimos Jesus resgatando alguém do poder do mal e de Satanás. O reino de deus se concretiza e cresce enquanto o reina do mal diminui. Também vemos que Jesus está promovendo uma religião de amor e misericórdia e não uma religião de medo, castigo e exclusão. Com isso temos que tomar muito cuidado em colocar uma conotação moral em tudo. O sábio chinês, Confúcio disse que você é o que pensa, porque tudo, a palavra, o ato, o fato tem uma certa ambiguidade.

Frei Donald Chin - Vigário Paroquial

Nenhum comentário:

Postar um comentário