quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012


Campanha da Fraternidade 2012

Tema: “Fraternidade e saúde Pública” / Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra”.

Todo ano durante a quaresma a Igreja se concentra na paixão morte e ressurreição de Nosso Senhor, sendo um tempo de conversão, a Igreja junto com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realiza a Campanha da Fraternidade. A quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado. Caminho, porque processo existencial, mudança de vida, transformação da pessoa que recebeu a graça de ser discípulo-missionário. A oração, o jejum e a esmola indicam o processo de abertura necessária para sermos tocados pela grandeza da vida nova que nasce da cruz e da ressurreição.
Fraternidade e saúde pública é um assunto de interesse de todos os brasileiros, pois a cada dia recebemos notícias de hospitais lotados, funcionários insatisfeitos, falta de médicos e de medicamentos. Somos todos irmãos, estamos a caminho, na procura de viver uma vida mais saudável e digna, a campanha deste ano nos alerta ao compromisso que cada qual deve ter com seu próximo, fazendo assim a experiência do próprio Cristo, que esteve a serviço dos mais necessitados de sua sociedade. Devemos estar cientes de como se encontra nossas práticas de vida saudável, e mais que criticar o SUS (sistema único de saúde) deve-se ter uma mudança interior de todos. Ir ao encontro das pessoas, sofridas e desamparadas, e ser para elas luz que transmite segurança, amor, carinho. Poderemos ser protagonistas da mudança atual do quadro de saúde em nossa sociedade e em nossa comunidade.
Assim como a experiência de Francisco de Assis, que deixou o alojamento familiar e foi para fora dos muros de sua cidade para estar com leprosos, cuidando sendo irmão menor, também nós somos motivados a fazer o mesmo e fazer ser vivo o encontro com o Cristo pobre e Crucificado. A Igreja Católica com toda a sua missão, desde primórdios esteve ligada ao cuidado dos enfermos, com suas casas de acolhimento, casas de misericórdia e hospitais vem dando esse apoio e cuidado aos mais necessitados. A missão é de todos nós, guiados pela luz da Palavra de Deus com o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8) somos convidados a ter um olhar misericordioso e ações de transformação e de caridade para com os enfermos.
Nossa comunidade paroquial São Francisco de Assis, junto aos frades e a pastoral da saúde, faz esta experiência de assistência espiritual aos pacientes do Hospital das Clinicas e ao Araujo Jorge, com visitas, missas semanais, sacramento dos enfermos e distribuição da Eucaristia nos leitos. Os agentes de pastoral que além de suas atividades pessoais, doam um pouco do seu tempo para estar dentro dos hospitais na visita fraterna aos leitos, fazendo o que o Senhor pediu “Estive enfermo e me visitastes” (cf. Mt. 25-36).  Que durante o tempo da quaresma, você possa se comprometer e colocar em prática a campanha da fraternidade que a Igreja convoca.  Necessitamos que todos estejam disponíveis na ajuda aos doentes. Sejamos solidários!!! Participe conosco da Pastoral da saúde e o Senhor retribuirá a cada um com sua graça santificante.
Desejo uma ótima preparação do coração para a Páscoa do Senhor, uma boa campanha a todos, e que o Senhor sempre vos abençoe.

Frei Michael Soares Brandão, OFM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário