quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ordenação diaconal de Frei Alex Oliveira Almeida e Frei Jair Ferreira da Cruz


“Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo” (Lc 1,26). Com essas palavras do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria Imaculada, proferidas solenemente pelo Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, na homilia do dia 07 de dezembro, frei Alex e frei Jair foram ordenados diáconos da Santa Igreja, se colocando a serviço da Igreja e do povo de Deus, a “serviço na liturgia, na palavra e na caridade”. 

Escolhidos por Deus para o serviço da Diaconia, eles se colocaram, de corações abertos, perante o Arcebispo, diversos Padres, religiosos e religiosas, seminaristas, seus familiares, e o povo de Deus que compareceram alegremente, lotando a matriz São Francisco, numa plena sexta-feira. 

A celebração foi marcada por gestos profundamente significativos. O prostrar-se ao som da ladainha de todos os Santos, pedindo a cada um deles que interceda por seus servos. A imposição das mãos feita pelo Arcebispo, seguida da oração consecratória, mostrando que “o Espírito Santo ungiu seus escolhidos e os habilitou para o ministério diaconal”. O revestir-se com a estola transversal e a dalmática, com o convite para sermos homens novos, revestidos de Cristo. 

E esse momento também foi marcado pela dedicação do nosso Pároco que juntamente com as diversas equipes de pastorais, grupos e movimentos, preparavam um delicioso jantar, tonando a festa ainda mais alegre. 

Assim, com as bênçãos de Deus, a intercessão da Virgem Maria Imaculada, nós fomos acolhidos no primeiro grau do Sacramento da Ordem. E assim como disse nosso Arcebispo, em sua homilia, que sejamos alegres e generosos pelo nosso sim, na entrega de nossas vidas, a Deus e ao seu povo. 

E assim como Maria, que possamos dizer com confiança e amor: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc1,38). Contando sempre com a oração e o apoio de cada pessoa que acreditou e acredita no dom de nossas vocações. 

Frei Jair Ferreira da Cruz


O natal do Senhor

No dia especial, em que toda a Igreja celebra o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, acompanhemos o testemunho da Palavra de Deus a respeito deste acontecimento que transformou a história da humanidade:

"...José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: 'Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor'." (Lc 2,4-11)
Por isso celebramos a eterna solidariedade do Pai das Misericórdias que, no seu plano de amor, quis o nascimento de Jesus, que é o verdadeiro Sol, a Luz do mundo. Este não é um dia de medo e nem de desespero, é dia de confiança e de esperança, pois Deus veio habitar no meio de nós, e assim encher-nos da certeza de que é possível um mundo novo. Solidário conosco, Ele nos quer solidários neste dia de Glória que refulge ao redor de cada um de nós!

Sendo assim, tudo neste dia só tem sentido se apontar para o grande aniversariante deste dia: o Menino Deus! Presépios, árvores, enfeites, banquetes e os presentes natalícios representam os presentes que os Reis Magos levaram até Jesus, mas não são estes símbolos a essência do Natal. O importante, o essencial, é que Cristo realmente nasça em nossos corações de uma maneira nova, renovadora, e que a partir daí, possamos sempre caminhar na sua luz solidária deste Deus Único e Verdadeiro, que nos quer também solidários uns com os outros!

Vivamos com muita alegria este dia solidário, que o Senhor fez para nós!

Um Santo Natal para você e para a sua família!

Fonte: Canção Nova