terça-feira, 3 de julho de 2012

FESTA DE SANTO ANTÔNIO: FÉ E COLABORAÇÃO



 
Festa de Santo Antônio 2012 atinge recorde de público. Trabalho em equipe fez a diferença.

Tradição, fé e espiritualidade franciscana. Estes foram os elementos que estiveram presentes na edição 2012 da Festa em Louvor a Santo Antônio, promovida todos os anos pela Paróquia São Francisco de Assis. De acordo com os organizadores, o público que participou neste ano foi recorde, principalmente no dia 13 de junho, data em que se faz memoria ao Santo.
O festejo surgiu entre as décadas de 1970 e 1980. Segundo paroquianos que participam há mais tempo, a festa foi concebida com a finalidade de arrecadar fundos para a construção da nova Comunidade Matriz e o muro que a cerca. Isso no início da década de 80. De lá pra cá, celebrar Santo Antônio já se tornou a principal atração do calendário paroquial.
Para quem trabalhou na festa deste ano a experiência foi gratificante. É o que afirma o casal Valério e Juscélia, que foram responsáveis pela organização do evento. Juscélia relata como foi este trabalho: “Para mim e o Valério, além de ter sido um momento muito gratificante, foi também um aprendizado de vida. O trabalho em equipe foi algo muito positivo, uma emoção muito forte”, diz Juscélia.
Ela afirmou ainda que só depois de participar da festa, pode perceber a dimensão do que é celebrar Santo Antônio, tanto na parte social como religiosa: “Até então só tinha experiência da festa de nosso padroeiro (São Francisco). Só depois que estive na organização da parte social da Trezena, é que pude perceber a dimensão da religiosidade do povo em relação ao Santo. É muito forte. Fiquei admirada”, afirma.
Também de acordo com o “casal festeiro”, a ajuda material e de apoio foi grande e, de acordo com Juscélia, fez toda diferença: “Existe o fato das pessoas que vem de outros lugares para a festa apenas por tradição. Mas mesmo assim, foram eles que mais colaboraram. Esse foi o diferencial da nossa festa”, finaliza.
A parte religiosa também foi positiva. É o que afirma Frei Daniel Henrique diretor espiritual da Festa de Santo Antônio neste ano. Como todos que trabalharam no evento, Frei Daniel relata que a experiência foi positiva: “É claro que numa festa com esta dimensão tem sim suas dificuldades, mas o resultado final é muito gratificante”, afirma o Frei. Ele conta ainda como foi o processo para envolver tantos paroquianos no festejo: “Fizemos visitas em várias casas da paróquia, convidando-os para fazer parte de nossa equipe de trabalho. O resultado foi satisfatório. Não recebemos nenhuma recusa. Esta proximidade foi fundamental”, diz Daniel.
Ele nos disse ainda que tinha uma preocupação quando assumiu a direção espiritual do evento. Era a de que clima de oração de oração e espiritualidade não fosse deixado em segundo plano em relação à parte social. Mas comemorou o fato disso não ter acontecido: “Deixei claro para todos que despuseram a participar sobre a importância da parte religiosa. Através dela é que poderíamos fazer uma boa festa social”, afirmou.
Neste ano a Festa de Santo Antônio apresentou duas novidades. A primeira foi a benção dos carros durante a missa das 15h30 e também a benção das crianças que ocorreu na Escola Estadual Presidente Dutra, ao lado da Comunidade Santo Antônio. Para 2013 o casal Luiz Henrique e Christiane, membros da Pastoral Familiar, serão os responsáveis por organizar o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário